terça-feira, 27 de outubro de 2015

O peso de decidir, de escolher...

Decidir / Escolher: Por que muitos ainda temos tanta dificuldade?

É muito mais fácil simplesmente dar sequência ao que já sendo feito, ainda que não seja muito bem sucedido. O problema para muitos de nós ainda está em ter que tomar uma decisão, fazer uma escolha que pode trazer consequências boas ou ruins, ou mesmo sem uma avaliação prévia para nós mesmos e para outros...

É muito mais fácil dizer que o desempenho da equipe não vai bem porque seu líder não vem desempenhando como deveria, mas e quando você é o líder? Quando é de você que são esperadas as opiniões, as orientações, os direcionamentos... Que responsa, né?!

Melhor que seja outro a decidir. Se der errado, a culpa é dele... Será que precisamos mesmo ainda buscar culpados, seja pelo fracasso ou pelo sucesso? Talvez responsáveis, mas culpado é um termo muito pesado.

A partir de quando vamos passar a pensar como co-responsáveis, ainda que não estejamos na posição de liderança formal? Isso ainda existe? Infelizmente sim e penso que está aí a questão: a validação da decisão, ainda que não executada ou sugerida pelo líder formal, precisa existir, quando há, mesmo no que se pode chamar de fracasso... Aí é possível se dar o foco no aprendizado...

Fiquemos com essa questão, a do aprendizado, qualquer que seja nossa posição, em qualquer momento ou situação de nossa vida, seja no amor, no trabalho, no jogo, na relação com o cachorro, que lição estamos tirando? Estamos evoluindo?

Há, sim, consideradas derrotas (e derrotas de fato e de direito) que podem e trazem lições... Não gosto de perder, não mesmo, por isso me permito ganhar, no mínimo uma lição.

#evoluamos #derrotapraquem #naavaliacaodequem

Abraços e até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário